Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Barcelona fecha com Telefónica por primeiro estádio 5G

Clube assina acordo para Camp Nou ser pioneiro em nova tecnologia de dados móveis

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 28/02/2019, às 11h05

Imagem Barcelona fecha com Telefónica por primeiro estádio 5G

O Barcelona anunciou um acordo com a Telefónica e com a empresa GSMA para que o estádio Camp Nou seja o primeiro da Europa a ter uma cobertura de tencologia de transmissão de dados na velocidade 5G, que está começando a ser implementada mundialmente.

O acerto foi anunciado durante o Mobile World Congress em Barcelona. A ideia é fazer com que a cobertura 5G esteja liberada em todo o estádio, ampliando as possibilidades de interações com os torcedores.

O acordo fará com que câmeras 360° sem cabos sejam instaladas dentro do estádio. Os torcedores poderão usar óculos de realidade virtual para assistir à partida ao vivo em 360°, tendo a visão de trás do gol, do banco de reservas ou de outro espaço.

O clube não deu os detalhes de quando a operação será instalada. A ideia é que a cobertura 5G fique disponível em todas as instalações do Espai Barça, projeto de reformulação de toda a área do Camp Nou que inclui, além do estádio, a reforma do ginásio Palau Blaugrana, a criação de um campus universitário com a marca Barça e um estádio menor, que será batizado com o nome do ídolo Johan Cruyff.

"Graças a esse acordo, faremos do Camp Nou um laboratório de inovação com o que há de mais avançado em tecnologia móvel", afirmou Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona.

Camp Nou será o primeiro estádio da Europa a ser equipado com tecnologia 5G / © Divulgação

Para John Hoffman, CEO da GSMA, a instalação do projeto cria uma nova forma de o torcedor se relacionar com o esporte.

"Com a realidade imersiva, novas gerações vão ver esporte de uma outra forma, e os torcedores terão um acesso inédito de customização de experiências, de qualquer ângulo, em 360 graus", disse o executivo.