O Univille/Joinville, integrante do Novo Basquete Brasil (NBB), teve de encontrar parceiro para conseguir participar do campeonato sub-21 a ser organizado pela primeira vez pela Liga Nacional de Basquete (LNB). O clube irá se fundir temporariamente com a Associação Amigos do Basquete de Joinville (AABJ) para disputar o torneio.
A razão está na ausência de categorias de base no Joinville, cujo nome formal é Joinville Basquetebol Associados (JBA). A AABJ, por sua vez, carece exatamente de equipe profissional, mas administra time de jovens jogadores. Desse modo, ambas as associações pretendem aproveitar essa sinergia para crescer nacionalmente.
“A disputa desse campeonato é ótima oportunidade para atletas de Joinville participarem”, disse Leonardo Roesler, presidente do JBA, ao site oficial da agremiação. Na verdade, a liga nacional está impondo a todos os clubes que a integram que participem do campeonato sub-21, viabilizado após aporte do Ministério do Esporte.
Em termos de gestão, as associações seguirão independentes, sem necessidade de compartilhar recursos ou patrocínios. “Estamos apenas no primeiro estágio dessa parceria, e cada um continua com suas responsabilidades”, explica Luis Silva, sócio da VO2 Marketing, responsável por gerir o marketing do JBA, à Máquina do Esporte.
Outra vantagem da parceira, essa no campo técnico, será o uso de jovens talentosos na equipe profissional do Joinville. Ainda não se sabe se essa troca de jogadores de fato acontecerá, mas a AABJ ganha a oportunidade de colocar atletas no NBB. A reunião que sacramentou a parceria foi realizada na última sexta-feira (8).