Pelo segundo ano consecutivo, a Globo exibiu em rede aberta o Jogo das Estrelas, espetáculo organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), composto por desafios de habilidades, três pontos e enterradas, além de confronto entre os melhores brasileiros e estrangeiros que atuam no Novo Basquete Brasil (NBB). E pelo segundo ano seguido, a modalidade perdeu na audiência para a sequência de desenhos animados exibida pelo SBT, inclusive com queda em relação a 2011.
A transmissão começou na Globo às 10h de sábado e terminou por volta das 11h30. Nessa faixa de horário, a emissora carioca conseguiu 4,5 pontos no Ibope, equivalente a 16,5% de todas as televisões ligadas naquele momento. O SBT, com o “Sábado Animado”, teve sete pontos e ficou com a liderança em audiência, seguido pela Record, com quatro pontos, e Bandeirantes, com apenas 1,5 ponto, obtido com a exibição de “Família Dinossauros”, outra atração infantil.
Em comparação ao ano passado, quando a Globo havia conseguido 6,5 pontos no Ibope, a diminuição foi de dois pontos. Esses números indicam de certo modo a dificuldade que o canal terá para conseguir emplacar novas transmissões em TV aberta, algo previsto já para a atual temporada do NBB. A última e mais decisiva partida do principal torneio da modalidade no país, a ser realizada em junho próximo, terá cobertura da Globo na rede gratuita pela primeira vez em muitos anos.
O basquete dificilmente poderia ter comparação justa com o futebol, cuja audiência sempre possui ao menos dois dígitos, mas a modalidade também leva a pior quando contraposta ao vôlei. Em 2012, a emissora carioca transmitiu confronto entre Cimed/Sky e Montes Claros, válido pela Superliga Masculina, que rendeu 5,5 pontos para o canal. O horário é bastante similar ao do Jogo das Estrelas, uma vez que a transmissão também aconteceu em um sábado, às 9h45.
O jogo entre Vôlei Futuro e Usiminas/Minas, da Superliga Feminina, também foi exibido, novamente às 9h45 de um sábado. O resultado foi ainda superior aos outros dois já citados, com média de 6,7 pontos no Ibope obtidos pela Globo. Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, referência para o mercado publicitário.