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Basquete volta a ser prioridade na Nike para Londres

Nike montou jogo de basquete para apresentar novo tênis Em ano olímpico, o basquete volta ao centro das atenções da Nike. Essa tem sido a…

Nike montou jogo de basquete para apresentar novo tênis

Nike montou jogo de basquete para apresentar novo tênis

Em ano olímpico, o basquete volta ao centro das atenções da Nike. Essa tem sido a tônica da empresa, que, assim como outras fabricantes, apresenta mundialmente inovações para o mercado esportivo meses antes do início dos Jogos Olímpicos.

Desta vez, nos Estados Unidos, o foco não poderia deixar de ser o basquete, um dos esportes mais populares do país. A grande aposta para os próximos anos é o tênis Hyperdunk, que, associado ao sistema Nike+, consegue ser capaz de escanear os movimentos dos jogadores e identificar, além de dist”ncia e velocidade, a altura do salto do atleta.

O produto é considerado o novo ponto de revolução da Nike dentro do mercado esportivo, como afirma Mike Parker, CEO da empresa.

“Uma vez, há alguns anos, estava num avião desenhando alguns tênis, e uma senhora me perguntou o que mais seria possível criar de novo e diferente. Posso dizer que nunca estive tão empolgado com o que é possível fazer em termos de design e inovação como agora”.

Novamente fruto da parceria com a Apple, o Hyperdunk tem quatro sensores na palmilha do calçado que analisam os movimentos do atleta e repassa as informações para o telefone celular. A partir disso, a pessoa pode compartilhar as informações com seus seguidores em redes sociais e também no site Nike Plus. O sistema de funcionamento é o mesmo que já existe para o mercado de corrida de rua.

Além do Hyperdunk, outra aposta da empresa é no time americano de basquete, candidato a medalha de ouro no masculino e no feminino. A Nike lançou uma jaqueta comemorativa dos 20 anos da formação do Dream Team, o time masculino que assombrou os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

O apelo pelo basquete também é reforçado pelos demais times patrocinados pela Nike durante os Jogos Olímpicos. Além dos EUA, China, Rússia e Brasil, entre outros, vestirão uniformes da empresa, o que deve contribuir para o aumento das vendas da categoria.

Apesar de não revelar os números individuais de vendas, o mercado de basquete é um dos principais da companhia, especialmente pelo apelo dentro dos Estados Unidos. Apenas a marca de Michael Jordan, que tem uma linha de produtos exclusiva, vende mais de US$ 2 bilhões ao ano. O valor é maior do que todas as vendas de futebol da Nike globalmente (cerca de US$ 1,5 bi). Com o novo tênis, a expectativa é de aumentar ainda mais o faturamento no segmento.

* O repórter viaja a convite da Nike