A despeito dos seguidos esc”ndalos e de uma das piores crises da história da entidade, o suíço Joseph Blatter foi reeleito nesta quarta-feira para comandar a Fifa até 2015. Depois de Mohamed bin Hammam ter sido retirado do pleito e de a Inglaterra não ter conseguido adiá-lo, o atual mandatário era candidato único. Ainda assim, usou a manutenção no cargo para comemorar e prometer mudanças na entidade.
Depois de ter recebido 186 dos 208 votos possíveis na eleição presidencial, Blaterr discursou no congresso da Fifa, em Zurique, e prometeu mudar a situação da instituição. Ele vem sofrendo pressões de diferentes lados em função dos esc”ndalos recentes.
“Nós precisamos de algum tempo, mas vamos colocar o navio da Fifa no curso correto, de águas claras e tranquilas. Coisas maravilhosas aconteceram hoje [quarta-feira], e eu estou muito honrado. É um novo desafio para mim, e eu aceitei. Espero que possamos trabalhar juntos”, disse Blatter.
O próprio Blatter sofreu acusações recentes de ter comprado votos para a eleição presidencial da Fifa. No entanto, ele foi inocentado pelo comitê de ética da entidade, cujos membros são escolhidos pelo próprio mandatário.
“Nós precisamos fazer alguma coisa porque eu não quero encarar nunca mais uma situação como essa. Nossa pir”mide está intacta, nossa fundação é forte, e juntos podemos encarar esses problemas”, encerrou o presidente.