No início de junho, um processo envolto em polêmicas manteve o suíço Joseph Blatter na presidência da Fifa. A lista de denúncias foi tão grande que o mandatário prometeu tomar medidas para “reconduzir a nau da entidade a águas limpas”. O resultado prático disso deve ser visto em outubro deste ano.
Em entrevista coletiva, Blatter avisou que fará um anúncio importante na reunião do conselho executivo da Fifa, que será realizada nos dias 21 e 22 de outubro deste ano. No entanto, o dirigente não deu detalhes sobre o teor do que ele pretende divulgar.
“Eu vou detalhar pra onde nós iremos e quando nós iremos”, resumiu Blatter. Atualmente, a Fifa ainda investiga 16 oficiais sobre denúncias de suborno envolvendo a eleição presidencial da entidade.
Possíveis irregularidades nesse pleito vetaram a candidatura deMohamed bin Hammam, que seria adversário de Blatter. Quatro membros do conselho da Fifa, incluindo o próprio Bin Hammam, foram punidos.
Depois da eleição, a Fifa chegou a anunciar a contratação de Henry Kissinger, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, para conduzir uma reforma política na entidade.