A temporada de 2011 tem tudo para ser especial para Flamengo e Fluminense. De um lado, a contratação do badalado Ronaldinho Gaúcho garante atenção especial por parte de mídia e torcida. De outro, a participação na Copa Santander Libertadores gera ansiedade. Quem está transformando essas atrações em lucro, no entanto, é o Botafogo.
Com o fechamento do Maracanã para reformas, o estádio mais viável para a disputa de jogos de ambas as equipes é o Engenhão, pertencente ao time alvinegro. O Botafogo recebe de Flamengo e Fluminense valor de locação fixo e participação em receitas dos jogos, como bilheterias, estacionamento, praça de alimentação, entre outros.
Como a presença de Ronaldinho Gaúcho e a disputa de jogos do torneio continental são objetos de desejo de torcedores, o clube ainda vendeu dois circuitos publicitários, para Capemisa e Unimed, e uma cota de patrocínio, ao Ale. Em fase avançada de negociação, há outras quatro cotas de patrocínio sendo comercializadas.
Os valores obtidos em cada um desses negócios, entretanto, não são divulgados, no intuito de respeitar cláusulas contratuais de confidencialidade. Por essa razão, não se sabe se os valores obtidos pelo Botafogo cobrem as despesas com o Engenhão, que costumam variar entre R$ 110 mil e R$ 220 mil, segundo números do Estadual.