O Botafogo está em processo de renovação dos patrocínios de João Fortes, Guaraviton e Havoline. As três empresas, no entanto, apesar de gozarem da preferência da cúpula alvinegra para a próxima temporada, devem ter a concorrência de outras companhias interessadas na camisa. A princípio, segundo o clube, há duas ofertas sólidas.
Um dos principais argumentos usados pelos dirigentes cariocas nas negociações é o estádio Engenhão. A aquisição de uma cota de patrocínio também envolve a cessão de camarote na arena, que pode ser usado para relacionamento em todas as partidas disputadas no local. Flamengo, Fluminense e Vasco também o utilizam.
De qualquer modo, por enquanto a equipe está confiante na renovação dos três patrocínios já existentes para a próxima temporada. Como o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro gera menos exposição que o Campeonato Brasileiro, o clube tentou antecipar as negociações e iniciá-las em meados deste ano, mas ainda não há conclusões.
A João Fortes acertou a compra da cota máster em junho deste ano, em acordo avaliado em R$ 12 milhões anuais, acima dos R$ 10 milhões pagos anteriormente pela Hypermarcas. O grupo, inclusive, usava a marca NeoQuímica no peito da camisa alvinegra, mas optou por não renovar o aporte pela ausência na Copa Santander Libertadores.
Desse modo, todos os parceiros do Botafogo para 2012 seguem indefinidos. Além dos parceiros com exposição em camisa, o clube está em processo de troca de fornecedor de material esportivo. A Fila, atual responsável pela função, já foi descartada, e os dirigentes cariocas aguardam instruções jurídicas para acertar com nova empresa.