O Campeonato Brasileiro de 2015 empolgou não só o público nos estádios, mas também na televisão. A edição que se encerrou no domingo teve uma média de 22 pontos de audiência, quase dois pontos a mais do que o total registrado no ano passado.
Tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo, o torneio teve média geral de 22 pontos, 1,8 ponto acima do número registrado na temporada passada, quando o Brasileirão teve 20,2 pontos de média no Ibope.
A explicação para isso pode estar em São Paulo, com a conquista do título nacional pelo Corinthians. O clube paulista marcou os melhores índices ao longo do ano, atingindo por quatro vezes a marca de 29 pontos na transmissão.
O hexacampeão brasileiro anotou esse números nos jogos que foram mini-decisões, contra Internacional, Atlético-MG e Vasco, todos no meio de semana. E o jogo de festa do título, contra o São Paulo, também atingiu a audiência máxima.
Já no Rio de Janeiro, em que o desempenho dos times locais foi ruim, o drama do Vasco na tentativa de não ser rebaixado ajudou a turbinar a audiência, mas o recorde pertenceu ao Flamengo, num único duelo, justamente quando a torcida se empolgava com o time.
O melhor desempenho foi no duelo contra o Internacional, em julho, em partida disputada na quarta-feira à noite, que marcou a estreia do atacante Paolo Guerrero com a camisa flamenguista.
No dia de transmissão, o meio de semana continua tendo melhores índices de audiência. As partidas das quartas-feiras teve, em São Paulo, uma média de 24 pontos, enquanto o Rio cravou 23. Já no domingo, os números registrados foram de 21,4 pontos de média em São Paulo e 21 pontos no Rio.
Jogos do fim de semana
No final de semana derradeiro do Brasileirão, pela segunda semana consecutiva o destaque ficou para o rebaixamento do Vasco, que se despediu da Série A com um empate melancólico com o Coritiba em 0 a 0 e 27 pontos de média de audiência, sendo 24 para a Globo e outros 3 para a Band, em números do Ibope no Rio de Janeiro.
Já em São Paulo, a classificação do São Paulo à Libertadores, com vitória simples sobre o Goiás, rendeu 22 pontos, sendo 18 na Globo e 4 na Band.
Cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados em São Paulo e 42.292 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.