A agência de marketing esportivo Brunoro Sport Business (BSB) se associou na última semana à Top Brands, empresa de consultoria de branding. E, para a parte que já lidava diariamente com o esporte, a associação se tornou necessária essencialmente pelo momento em que o Brasil vive nesse mercado, com valores cada vez mais altos.
Segundo o diretor de novos negócios da BSB, Ricardo Hinrichsen, o aumento foi sentido em diversas áreas do esporte. “Nos últimos anos, houve um crescimento muito forte nos valores esportivos. Isso fica mais claro e óbvio no futebol, mas acontece nos outros esportes também”, afirmou.
Para a agência, isso representa problemas nos dois lados: patrocinados e patrocinadores. Para a empresa que almeja investir no esporte, o mercado se tornou mais perigoso. “Com as possibilidades mais caras, existe um maior risco no investimento. Então a empresa quer um maior retorno, uma maior garantia”, explicou Hinrichsen.
Já para o lado do patrocinado, negociar um patrocínio se tornou um processo mais detalhado. Para a BSB, hoje a empresa exige mais do que era exigido anteriormente. Ao trabalhar com uma empresa, uma confederação ou um atleta passa a ter a obrigação de apresentar um plano mais detalhado do que pode ser oferecido.
Com o objetivo de buscar os valores associados às marcas dos dois lado, a BSB se uniu à Top Brands para trabalhos de consultoria, em uma “metodologia conjunta”. “Acabou a era do investimento no esporte na base do ‘eu acho’”, finalizou Hinrichsen.