Criada pela Associação Brasileira de Clubes de e-Sports em 2017, a Superliga ABCDE acaba de se tornar a prova do crescimento cada vez maior dos e-Sports no Brasil. Apenas em seu segundo ano de existência, a liga fechou parcerias com Burger King e Net para ajudar no desenvolvimento e extensão do calendário da modalidade League of Legends (LOL).
Esta será a primeira vez que as duas empresas investirão nos e-Sports no país. O objetivo principal é ter uma “conversa” mais próxima e direta com o público jovem., já que a maioria dos jogadores da liga tem entre 17 e 24 anos de idade.
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“O interesse das marcas em patrocinar eventos está associado à audiência, na maioria das vezes. A Superliga envolve os principais clubes de LOL do Brasil, suas maiores estrelas e um público muito engajado no digital. São milhões de jovens, na sua maioria entre 17 e 24 anos, com bom poder de compra e que estão começando a criar uma relação de confiança com as marcas”, afirmou Christian Costantini, responsável pela gestão e captação de parcerias para a Superliga.
Christian chegou à Superliga ABCDE recentemente. Com passagens pela diretoria de vendas e marketing da ESM, agência de marketing esportivo, e também Time For Fun e Move, duas das maiores empresas de entretenimento do país, o executivo tem como meta fomentar o crescimento, profissionalização, regulamentação e o reconhecimento dos e-Sports no país, além de mostrar a grandeza e o potencial do cenário para grandes marcas, que em sua maioria não sabem ao certo como investir neste novo mundo.
“Muitas marcas têm interesse por esse território, mas ainda não têm confiança na forma de ativação. Chego com o objetivo de apresentar esta nova plataforma e oferecer essa exposição de forma criativa e eficiente”, explicou Christian.
Como primeira forma de ativação, o Burger King decidiu premiar o MVP (melhor jogador) de cada partida com uma coroa. Tal jogador será o “King of the Match”. Na primeira rodada, já foram distribuídas seis coroas. Até o fim do torneio, mais de 30 coroas serão dadas aos destaques dos jogos.
As ativações das marcas, aliás, serão realizadas até o fim do torneio, no dia 23 de dezembro. A ideia é que streamers e influenciadores estejam envolvidos, trazendo um engajamento ainda maior para os parceiros.
As rodadas da primeira fase da Superliga ABCDE acontecem às sextas-feiras, sábados e domingos, com dois jogos por dia. As semifinais estão marcadas para os dias 15 e 16 de dezembro, e a decisão, para o dia 23, às 13h.
No ano passado, cerca de 1 milhão de pessoas assistiram à Superliga ABCDE. Neste ano, a expectativa é que a audiência cresça 100% em relação a 2017. Em 2018, o campeonato tem transmissão por diversos canais digitais: YouTube, Facebook, Twitter, Twitch, Nimo e Cube TV.