Nike ou Adidas? Qual é a melhor? A discussão é antiga. Mas foi ressuscitada em pleno treino do Real Madrid, no último sábado, pelos próprios atletas do clube espanhol. Patrocinado pela Nike, Cristiano Ronaldo defendeu a empresa norte-americana, enquanto Xabi Alonso, apoiado pela Adidas, argumentou a favor da companhia alemã.
Em tom descontraído, o debate se iniciou no momento que os jogadores entravam no gramado para uma sessão de treinamento. “Como você pode comparar a Nike com a Adidas?”, indagou Ronaldo. “Adidas é história. Nike é de basquete”, respondeu Alonso.
“Basquete? Sua chuteira que é a melhor, não é?”, ironizou o português, referindo-se ao calçado do espanhol. “A minha é de jogador top”, prosseguiu, apontando para sua própria chuteira. “A sua é de plástico. É de jogador top, mas é de plástico”, rebateu o volante.
“A Nike está no futebol faz três dias. A Adidas está no futebol desde a década de 1970”, continuou o meio-campista. Após essa fala, os esportistas, além de gesticularem defendendo seus pontos de vista, permanecem discutindo, porém não é possível entender o que é dito.
Fato é que Nike e Adidas são as principais fabricantes de material esportivo do mundo. As duas instituições disputam a liderança desse segmento. Um de seus trunfos, aliás, é se associar justamente a atletas renomados, como Cristiano Ronaldo e Xabi Alonso.
Nesse quesito, a disputa também é acirradíssima. A marca norte-americana veste Ribéry, Iniesta, Ibrahimovic, Neymar, Rooney, Tévez e Drogba. Já a corporação alemã possui contrato com Messi, Xavi, Van Persie, Robben, Bale, Özil e Müller, entre outros jogadores.