No mesmo dia em que Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense e Vasco anunciaram que não participarão da concorrência por direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012-2014, o Clube dos 13 oficializou o edital de licitação da competição. O processo deve ser publicado na próxima quinta-feira, e a entidade determinou uma margem de 10% favorável à Globo no processo.
O valor foi aferido depois de o Clube dos 13 ter relativizado a situação das emissoras de TV que demonstraram interesse pelo Campeonato Brasileiro (Globo, Record e RedeTV!). Esses 10% representam o quanto um dos outros canais precisaria pagar a mais para igualar o valor intangível do canal carioca, que é líder de audiência e já tem expertise nas transmissões do futebol.
O edital aprovado pelo Clube dos 13 estabelecerá um valor mínimo de R$ 500 milhões para TV aberta – atualmente, o grupo recebe R$ 250 milhões. Se a Globo oferecer esse montante, portanto, só perderá caso um dos outros canais apresente proposta que seja mais de 10% maior.
A reunião que aprovou o edital teve representantes de Atlético Paranaense, Internacional e São Paulo, membros da diretoria, além de Atlético-MG, Bahia e Santos, membros da comissão de TV. A aceitação foi un”nime.
Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, enviou mensagem à diretoria e renunciou a seu cargo na comissão de TV do Clube dos 13. Nesta quarta-feira, as diretorias dos quatro times do Rio de Janeiro anunciaram dissidência e prometeram negociar individualmente os direitos. Horas depois, o Corinthians também oficializou sua saída da entidade.