O aumento de vendas de pacotes de pay-per-view tem crescido constantemente no Brasil nos últimos anos. Na Europa, porém, organizadores dos principais torneios já vislumbram outras maneiras de explorar comercialmente os direitos de transmissão. Nesta semana, dirigentes fecharam um acordo para venda de pacotes do Campeonato Alemão para internet. O contrato foi assinado com a emissora Premiere. A companhia já detinha os direitos de transmissão para TV e disponibilizava conteúdo do Campeonato Alemão, com textos e vídeos, em seu site oficial. A partir de agora, o formato será radicalmente diferente. A Premiere venderá vídeos de jogos inteiros, mas ainda não definiu o formato dessa comercialização. A emissora pode optar por oferecer exclusivamente partidas separadas ou montar pacotes focados em clubes ou competições. A transmissão de jogos pela internet é uma aposta da Premiere para estancar uma queda em seus números. A emissora perdeu 99 mil clientes apenas no ano passado, chegando a uma base de 691 mil filiados. Além disso, acumulou um prejuízo de 114,3 milhões de euros (R$ 333 milhões) em 2008.