Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Candidatura de Paris-2024 é aprovada por 66% dos franceses

Jovens, parisienses, estudantes e classes mais ricas são setores que mais apoiam candidatura do país

Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) Publicado em 10/02/2015, às 08h58 - Atualizado às 10h58

Imagem Candidatura de Paris-2024 é aprovada por 66% dos franceses

Se depender do apoio popular, Paris tem boas chances de conseguir a organização dos Jogos Olímpicos de 2024. Segundo pesquisa da Uniteam Sport, 66% dos franceses com idade de 18 anos ou mais são a favor da candidatura. Há dois meses, esse índice era de 60%.

Entre os que aprovam a entrada de Paris na disputa, 32% são muito favoráveis e 34% um pouco favoráveis. Apenas 23% dos franceses são contra.

“O tema dos Jogos Olímpicos interessa os franceses. Em tempos de crise, a França precisa recuperar projetos positivos e criar dinâmicas econômicas e sociais. A concorrência para a Olimpíada pode ser uma boa forma de colocar esses planos em prática. Mas os franceses são cautelosos e querem que a organização do evento tenha gastos razoáveis e gere benefícios sustentáveis”, analisa Jean-François Royer, diretor-geral da agência.

Os setores mais favoráveis à Olimpíada na França são os jovens, os parisienses e as classes mais altas. A aprovação atinge 77% entre estudantes, 72% entre menores de 35 anos, 70% entre os moradores da capital francesa e 69% entre executivos e profissionais de nível superior. O índice mais baixo está entre os aposentados (61% de aprovação).

Entre os países favoritos a organizar o evento, os franceses apontam seu país (43%), seguido de Alemanha (36%), que ainda irá definir Hamburgo ou Berlim como candidata, e Estados Unidos (33%), que lançou Boston.

Paris é, entre as candidatas, a cidade que mais vezes foi sede da Olimpíada. A capital francesa abrigou o evento em 1900 e 1924.