Se depender do apoio popular, Paris tem boas chances de conseguir a organização dos Jogos Olímpicos de 2024. Segundo pesquisa da Uniteam Sport, 66% dos franceses com idade de 18 anos ou mais são a favor da candidatura. Há dois meses, esse índice era de 60%.
Entre os que aprovam a entrada de Paris na disputa, 32% são muito favoráveis e 34% um pouco favoráveis. Apenas 23% dos franceses são contra.
“O tema dos Jogos Olímpicos interessa os franceses. Em tempos de crise, a França precisa recuperar projetos positivos e criar dinâmicas econômicas e sociais. A concorrência para a Olimpíada pode ser uma boa forma de colocar esses planos em prática. Mas os franceses são cautelosos e querem que a organização do evento tenha gastos razoáveis e gere benefícios sustentáveis”, analisa Jean-François Royer, diretor-geral da agência.
Os setores mais favoráveis à Olimpíada na França são os jovens, os parisienses e as classes mais altas. A aprovação atinge 77% entre estudantes, 72% entre menores de 35 anos, 70% entre os moradores da capital francesa e 69% entre executivos e profissionais de nível superior. O índice mais baixo está entre os aposentados (61% de aprovação).
Entre os países favoritos a organizar o evento, os franceses apontam seu país (43%), seguido de Alemanha (36%), que ainda irá definir Hamburgo ou Berlim como candidata, e Estados Unidos (33%), que lançou Boston.
Paris é, entre as candidatas, a cidade que mais vezes foi sede da Olimpíada. A capital francesa abrigou o evento em 1900 e 1924.