A gama de produtos licenciados por clubes brasileiros está cada vez mais vasta. Na última semana, por exemplo, o Flamengo lançou a sua água mineral, em ação antecedida por Fluminense e Vasco. Há cerca de três meses, o Ceará resolveu inovar e fechou com uma empresa alimentícia para vender arroz e feijão com a marca do clube.
A ideia surgiu, primeiramente, com o Internacional. O clube gaúcho mantém parcerias semelhantes no ramo dos produtos alimentícios. Hoje, existem vários produtos em supermercados com a marca colorada, entre arroz, extrato de tomate, chocolate, vinho, e até ração para cães.
O marketing cearense, comandado pela empresa Fã Clube, percebeu que tais produtos tinham mais apelo do que os tradicionais chaveiros, canecas e afins usualmente vendidos. Com três meses de uma marca de arroz e uma de feijão nas prateleiras, o clube viu seu rendimento crescer 100% na conta que considera todos os produtos licenciados.
Apesar das águas minerais vendidas pelos clubes cariocas, bens de consumo na área da alimentação ainda são exceções entre produtos licenciados. Até esse ano, o próprio Ceará se mantinha longe do segmento. No entanto, produtos como chinelos do grupo Vulcabrás/Azaléia – contrato assinado em fevereiro – não foram páreos para a preferência mostrada pela torcida na hora de fazer a cesta básica.