Quando o Campeonato Brasileiro de 2013 se iniciou, devido à queda do Palmeiras, esperava-se um cenário um pouco mais aninador para o Santos em termos de número de partidas exibidas na TV aberta em relação ao último ano. No entanto, as poucas partidas transmitidas, com a saída de Neymar, diminuíram ainda mais.
Em 2012, foram seis partidas transmitidas pela Rede Globo e sete pela Bandeirantes. Já em 2012, este número caiu para quatro, sendo que em metade deles foram clássicos. Esses números são resultado de um levantamento feito pelo núcleo de pesquisa da Máquina do Esporte.
Não bastasse isso, as únicas duas partidas em que tiveram o time praiano como maior atração (jogos diante de Grêmio e Cruzeiro) foram as responsáveis pelas piores audiências da Globo na competição, rendendo 12 pontos à emissora.
Em contrapartida, a maior audiência da competição também envolveu o Santos, no clássico diante do Corinthians. Somando os números de Globo e Band, a partida disputada no início de agosto rendeu 29 pontos de audiência.
Já na média geral, com a diminuição de jogos, o clube da Vila Belmiro viu seus números aumentarem. De 20,5 pontos, em 2012, o clube obteve uma média de 22,5, em 2013.
Em meio ao Campeonato Brasileiro, o Santos também disputou um amistoso contra o Barcelona, numa partida também exibida pela Rede Globo. A goleada sofrida pelo clube alvinegro à época rendeu 17 pontos, maior audiência do time no ano, com exceção feita aos clássicos estaduais.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.