Os clubes espanhóis de futebol devem retomar nesta sexta-feira um debate sobre a participação de cada um deles na divisão do dinheiro arrecadado com a venda dos direitos do campeonato local para a TV. A discussão no país tem como principal assunto uma proposta de redução da fatia controlada pelas quatro principais equipes.
Em reunião realizada na semana passada, Barcelona e Real Madrid ofereceram reduzir de 40% para 34% a participação na receita. A oferta deles também incluiu um corte na cota de Atlético de Madri e Valencia, que deixariam de ganhar 13% para receber 11%.
Esse modelo teve adesão de 30 dos 42 principais clubes do futebol espanhol. No entanto, o grupo que não assinou ainda espera que os clubes grandes cedam uma porção maior de suas receitas.
A divisão dos valores arrecadados com TV no futebol espanhol vem motivando grande debate entre os clubes do país desde o início de outubro. A decisão de Barcelona e Real Madrid foi tomada após pressão dos clubes menores, que colocaram o corte como um ponto fundamental para assegurar a competitividade.
No início de outubro, os outros clubes disseram em reunião que não estavam satisfeitos com o atual modelo de negociação de direitos de TV. Na Espanha, cada equipe vende a exibição de seus jogos em contratos individuais.
A proposta de dividir 45% da receita entre Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madri e Valencia foi feita pelo clube catalão no início de outubro. A possibilidade foi rechaçada por outros clubes na época, mas convenceu a maioria do grupo na reunião realizada na última semana.