A crise no esporte brit”nico teve um importante episódio no último fim de semana. Diante da briga entre o comitê organizador local dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e a Associação Olímpica Brit”nica (BOA, na sigla em inglês), o Comitê Olímpico Internacional (COI) resolveu se posicionar oficialmente e respaldou a administração do evento.
O cerne da disputa é o financiamento da preparação de atletas para Londres-2012. A BOA custeará o trabalho de 550 atletas e de 450 membros do estafe técnico, mas tem um déficit de dez milhões de libras (R$ 27 milhões) para gerenciar.
Esse valor é referente a um montante que a BOA exige do comitê organizador local. Segundo a associação esportiva, existe uma cláusula de repasse de patrocínio em um contrato assinado em 2005, que fala sobre o plano comercial de Londres-2012.
Diante do apoio do COI, a disputa deve seguir para a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), com sede em Lausanne (Suíça). A expectativa é que o órgão seja acionado ainda nesta semana.