Na primeira transmissão da TV Globo na competição e na definição do Palmeiras como campeão, a Copa Kia do Brasil atingiu na noite da última quarta-feira a sua maior audiência no ano. O duelo decisivo entre Coritiba e Palmeiras, que terminou empatado em 1 a 1 e rendeu ao clube paulista a conquista da taça, rendeu ao todo 36,3 pontos na medição feita pelo Ibope.
O índice foi dividido entre Globo (com média de 29 pontos) e Band (7,3 pontos), que pela primeira vez na temporada fizeram simultaneamente a transmissão da partida. As duas emissoras, também, concentraram 60,1% dos televisores ligados nas cerca de duas horas de exibição do jogo.
O pico de audiência na Globo foi de 30,6 pontos, alcançado por volta das 23h30, quando o título já se encaminhava para o Palmeiras. Já na Band, o maior índice foi de 8,5 pontos, por volta das 22h30. Os números não renderam o recorde da emissora paulista, que na primeira partida da final transmitiu o jogo sozinha em TV aberta e teve cerca de 12 pontos de audiência média.
Os resultados da TV reforçaram a import”ncia da transmissão da Globo no futebol. Com a emissora carioca pela primeira vez no torneio, a Copa do Brasil atingiu cerca de três vezes mais de audiência do que o maior índice anterior na edição de 2012, exatamente o primeiro jogo da final.
Curiosamente, nem mesmo a escalação de Edmundo, ex-jogador do Palmeiras, como comentarista da Band, serviu para que a emissora ficasse acima da média no Ibope ao longo da Copa do Brasil. Torcedores palmeirenses chegaram a fazer campanha pelas mídias sociais para que o ídolo do time fosse escalado no lugar de Neto, identificado com o arquirrival Corinthians.
O desempenho do título do Palmeiras na TV só não foi maior, neste ano, que os duelos decisivos do Corinthians na Copa Santander Libertadores, que chegou a bater mais de 40 pontos na medição do Ibope desde as partidas da semifinal.
Na Copa do Brasil, porém, desde 2009 que o campeonato não obtinha um retorno tão grande de audiência. Na ocasião, o Corinthians foi o campeão do torneio, que teve a preferência da Globo na transmissão, já que aquela edição do campeonato marcou também o retorno de Ronaldo ao futebol brasileiro.
Cada ponto no Ibope representa 58.300 domicílios. A medição considera apenas dados de São Paulo, região que é referência para o mercado da publicidade.