Os Estados Unidos divulgaram a lista dos 30 jogadores que irão disputar 12 vagas na seleção de basquete para os Jogos do Rio de Janeiro, em agosto. Tricampeões olímpicos, LeBron James (Cleveland Cavaliers) e Carmelo Anthony (New York Knicks) encabeçam a relação.
A relação ainda inclui outras estrelas da NBA, como Stephen Curry, do atual campeão Golden State Warriors, Kevin Durant (Oklahoma City Thunder), James Harden e Dwight Howard (Houston Rockets) e Chris Paul (Los Angeles Clippers).
O time será novamente dirigido por Mike Krzyzewski, que comandou a equipe em dois ouros olímpicos (Pequim-2008 e Londres-2012) e em dois títulos da Copa do Mundo (2010 e 2014).
“Parece que digo isso cada vez que temos que diminuir a lista. Mas estou impressionado com o notável empenho dos jogadores de basquete da seleção dos Estados Unidos e entusiasmo que eles têm para representar o país”, afirma Jerry Colangelo, diretor da seleção masculina desde 2005.
O time mais representado na relação é o Golden State Warrios, com cinco jogadores (Curry, Harrison Barnes, Draymond Green, Andre Iguodala e Klay Thompson). Cleveland Cavaliers e Los Angeles Clippers tiveram três atletas selecionados.
O torneio masculino de basquete da Olimpíada do Rio já tem nove países classificados: Brasil (país-sede), Estados Unidos (campeão mundial), Nigéria, Venezuela, Argentina, China, Espanha, Lituânia e Austrália. As outras três vagas serão disputadas em três classificatórios, com a participação seis equipes cada. Angola, Canadá, República Tcheca, França, Grécia, Irã, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Filipinas, Porto Rico, Tunísia, Senegal e Sérvia disputam as últimas vagas.