Com atuação na área de segurança patrimonial, a Embrase está renovando investimentos no golfe como plataforma para gerar negócios. A empresa acertou patrocínio ao São Fernando Golf Club Open de 2011, a ser realizado em Cotia, no interior de São Paulo, e avisou que não tem a pretensão de deixar a modalidade tão cedo.
À Máquina do Esporte, Douglas Delamar, diretor comercial da companhia, afirmou que a Embrase é a marca mais lembrada do golfe brasileiro, mesmo quando há a presença de tantos outros patrocinadores de grande porte. “O investimento já se paga há um bom tempo, e o retorno de marca é muito importante”, detalha.
Mais do que buscar visibilidade para a marca da empresa, até porque o golfe não ganha espaço considerável na programação de emissoras de televisão brasileiras, a Embrase busca nesse esporte determinados valores. Cavalheirismo, ética e integração entre homem e natureza, segundo o diretor comercial, são alguns deles.
Um exemplo de como a presença na mídia não é determinante no patrocínio é a ausência de anúncios na ESPN, canal de televisão paga responsável por transmitir algumas partidas de golfe. Depois de patrocinar a emissora em 2010, a Embrase até pretende voltar em 2012, mas não terá peças publicitárias neste ano de 2011.
Exposição de marca à parte, a possibilidade de gerar relacionamento com clientes e parceiros em potencial ainda é a principal fonte de recursos do investimento à modalidade. “Algumas empresas investem um ano ou dois e saem, mas somos os atuais maiores patrocinadores do golfe e não pretendemos sair”, conclui Delamar.
Além da cota máster, ocupada pela Embrase, o São Fernando Golf Club Open tem apoio de Andiamo Ristorante, Grupo Vita, Grupo BEM, Nascimento Turismo e Federação Paulista de Golfe. Com duas etapas, em 2 e 3 de julho e em 15 e 17 de julho, o torneio é produzido e organizado por One Marketing Esportivo e Only Golf, respectivamente.