A nomeação de Aod Cunha para o cargo de vice-presidente executivo, no Internacional, irá alterar a rotina da diretoria de marketing, comandada por Jorge Avancini. Por ora, ambos mantêm reuniões regulares para que o novo profissional conheça o funcionamento do clube gaúcho, e tão logo essa fase acabe, rumos podem mudar.
“Nós já entramos em questões operacionais, trocamos pontos de vista, trocamos ideias, e ele até já fez perguntas de nível estratégico”, explica Avancini, diretor de marketing, à Máquina do Esporte. Segundo o relato do dirigente, haverá reuniões imediatas para traçar objetivos da nova gestão, do presidente Giovanni Luigi, eleito em dezembro.
A princípio, a primeira investida do clube colorado deve ser no quadro social, que teve índices de inadimplência acrescidos no fim de 2010. O número, comumente em torno dos 15%, passou a 21% após a derrota do Internacional para o Mazembe, do Congo, no Mundial de clube da Fifa, realizado em dezembro.
A queda, aparentemente pequena, representa cerca de 6 mil sócios-torcedores dentro do universo de 106 mil filiados ao time gaúcho. “Nós temos de entender por que esses sócios estão com atrasos e fazê-los voltar”, afirma o diretor. “Com o Aod Cunha, iremos alinhar as ideias, encontrar consensos e trabalhar”.