A cada Campeonato Brasileiro, os torcedores ficam mais acostumados às novas arenas. Neste ano, Corinthians, Inter, Atlético Paranaense e Palmeiras estrearam novas estruturas. Assim, público e renda subiram em 2014.
No ano passado, foram gerados R$ 176 milhões em bilheteria. Agora, o número chegou a R$ 216 milhões. Por jogo, isso representou R$ 100 mil a mais em arrecadação, em média. Além da bilheteria, a média de público também apresentou alta, passando de 15.746 para 16.956.
O maior símbolo do quanto as finanças sobem com as novas arenas é o Corinthians. Em 2013, sem novo estádio, o time arrecadou R$ 15 milhões. Neste ano, com 15 jogos na Arena, a arrecadação foi o dobro: R$ 31 milhões.
O Palmeiras é outro a mostrar a diferença da casa nova. Em dois jogos no Allianz Parque, arrecadou R$ 7,8 milhões. Nas outras 17 partidas, foram R$ 8,7 milhões.
Leia mais:
Análise: É preciso de tempo para acabar com velhos hábitos nos estádios
Apesar disso, há espaço para creser. Mesmo os estádios novos têm menos de 50% de sua capacidade ocupada, explicitando um potencial ainda inexplorado no futebol brasileiro pós-Copa do Mundo. O Maracanã ficou com 25 mil pessoas de média, deixando 40 mil lugares abertos. Em seu segundo ano, a Arena do Grêmio conseguiu avanços nesse sentido, com 22,3 mil pessoas em média contra 20,3 mil de 2013.
Campeão mesmo foi o Cruzeiro. Além do título em campo, o time ficou com 29,6 mil pessoas de média. O clube passou o Corinthians na última rodada e ficou com a melhor média de público do Brasileiro. Graças ao bom desempenho, arrecadou ao todo R$ 27,5 milhões.
Veja abaixo alguns números relativos à competição.