Em busca de novos sócios-torcedores pelo Brasil, o Fluminense tem feito uma série de ações sempre que o clube atua fora do Rio de Janeiro. Um dia antes da partida, seja pela Copa do Brasil ou pelo Brasileirão, o clube programa o Tricolor em Toda Terra, um bar temático, com a presença de ídolos do time carioca, que participam de talk show para os torcedores. O evento também conta com a presença de um membro da comissão técnica.
“O objetivo é levar o clube a se aproximar do torcedor que não tem esse contato tão próximo com a rotina do Fluminense. Há uma interação bem bacana aproximando a torcida do departamento de futebol do clube”, conta Bruno Paste, sócio-diretor da Futebol Tour, responsável pela logística do evento.
O patrocínio da iniciativa é de Adidas e Frescatto, além do apoio da Ambev, que lidera o Movimento por um Futebol Melhor, programa que oferece vantagens aos sócios-torcedores dos clubes que participam do programa.
Já foram realizados bares temáticos em cidades como Joinville, Belém, Curitiba e São Paulo. O último ocorreu no Recife, no último fim de semana, antes do jogo do Fluminense contra o Sport, na Arena Pernambuco. O evento teve a participação dos ídolos Cadu, Lima, Lira e Romerito, que defenderam a camisa do clube nos anos 80 e 90.
“O foco deste ano são os ex-jogadores de 1995, por causa do título do Campeonato Estadual do Rio”, conta Paste, referindo-se ao clássico contra o Flamengo, decidido com o gol de barriga de Renato Gaúcho.
As iniciativas para arregimentar fãs pelo Brasil já deram resultado. O clube ocupa hoje a 11ª posição no Torcedômetro, ranking que mede a quantidade de sócio-torcedor de cada equipe. O Fluminense conta hoje com mais de 34 mil associados. Entre os clubes cariocas, o time do técnico Enderson Moreira está atrás apenas do Flamengo, mas supera por boa margem os rivais Vasco e Botafogo.