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Com patrocinados, futebol da Asics cresce 90%

Modelo de chuteira utilizado por Loco Abreu Há menos de dois anos, a Asics resolveu investir na divulgação de seus artigos de futebol no Brasil…

Modelo de chuteira utilizado por Loco Abreu

Modelo de chuteira utilizado por Loco Abreu

Há menos de dois anos, a Asics resolveu investir na divulgação de seus artigos de futebol no Brasil apostando em patrocínios a alguns jogadores profissionais. A marca já tinha seus produtos no mercado havia mais tempo, mas só conseguiu maior visibilidade graças às apostas mais recentes. Na segunda temporada dessa nova diretriz de marketing, a empresa já colhe um aumento de 90% nas vendas no país.

O foco da marca esteve em um grupo restrito de atletas. É o caso, por exemplo, de Loco Abreu, uruguaio que se transformou em ídolo no Botafogo. Ele foi o primeiro atleta do futebol brasileiro que a Asics investiu e ativou, e mostrou o que a empresa precisava para continuar seguindo a linha adotada. Vieram, então, jogadores como Jefferson, também do Botafogo, e Fábio Rochemback, do Grêmio.  

Assim como mira os Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, a Asics foca a Copa do Mundo de 2014, também no país, como par”metro para continuar com os investimentos no futebol brasileiro. Com jogadores, a estratégia tem dado certo, mas a empresa ainda vê dificuldades para dar um passo adiante, que seria fornecer uniformes para as equipes de ponta.

Para entrar nesse mercado, a Asics terá que lidar com um cenário inflacionado e concorrido. Por isso, a empresa ainda permanece tímida nas suas ações. Quem garante é o gerente esportivo da marca, João Alberto Zappoli. “O futebol vive uma bolha. Nós queremos entrar, mas sem loucuras”, afirmou o executivo.

Desde que iniciou um posicionamento mais incisivo no futebol, a Asics chegou a procurar algumas equipes da Série A do Campeonato Brasileiro, caso de Grêmio e Botafogo, que mantêm jogadores patrocinados pela marca. O valor envolvido, no entanto, não atraiu a empresa neste primeiro momento.