O Internacional irá lançar neste mês o seu novo uniforme III. No entanto, o desenho da nova camisa ainda não está definido, e quem deverá decidir é o próprio torcedor do clube. O marketing colorado colocou à disposição no site oficial do time uma enquete com três opções de uniforme, e a votação irá até o próximo dia 15.
A campanha foi uma sugestão da Reebok para o clube, e propõe três modelos com desenhos diferentes. Em todos os casos, a predomin”ncia é do tom grená, mas sempre um detalhes em vermelho, a cor do clube. No primeiro há listras verticais, no segundo uma faixa na transversal e no terceiro há apenas a manga em vermelho.
A votação é aberta para qualquer torcedor, mas para aqueles que não são sócios, um cadastro é necessário. O clube pede os dados dessa pessoa e pergunta a razão pela qual ela não é sócia do Internacional.
A diretoria do clube vê o lançamento de um terceiro uniforme como uma tendência no futebol atual que não pode ser ignorada. Mas, independente dos modelos colocados no mercado anualmente, o Internacional tem como melhor exemplo de sucesso de venda a camisa dourada lançada no dia do centenário do time, em 2009.
Lançar o uniforme com uma campanha em que os torcedores participam da escolha foi a maneira encontrada para aumentar a sua ansiedade pelo modelo lançado. Segundo o gerente de marketing do Internacional, esse já é o movimento natural desse consumidor. “O terceiro uniforme é lançado depois das camisas tradicionais. O torcedor cria, então, uma expectativa pelo início de suas vendas”, afirmou.
A Reebok, que teve a ideia de fazer o lançamento dessa maneira, é elogiada pelo gerente devido à sua “pro-ativadade” na iniciativa da parceria da ação. Para promover a votação e a própria camisa nova, a empresa e o clube farão ações promocionais em parques e shoppings de Porto Alegre.
Paralelo com a abertura da enquete para o uniforme III, o Internacional lançará, nesta sexta-feira, uma camisa comemorativa em homenagem ao ex-jogador Claudiomiro. Esse é o terceiro modelo da coleção “Ases Eternos”, que visa resgatar antigos ídolos do clube. Diferente da camisa III, o novo produto terá vendas limitas a 5 mil unidades e suas vendas estarão apenas nas lojas oficiais do time.
Último clube que fez algum mistério para o lançamento de uniforme III no Brasil foi o Corinthians, que colocou seu modelo grená em um cofre, sem divulgar o que havia dentro. A ação falhou quando uma foto da camisa vazou para a imprensa. Ainda assim, o clube paulista tem conseguido vendas acima do esperado.