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Comunicação de patrocínio: Coca-Cola e a “Copa de todo mundo”

Empresa não se restringiu ao evento e teve o maior índice de lembrança de marca na Copa

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 02/01/2015, às 08h10 - Atualizado às 10h10

Qual a marca mais lembrada entre os patrocinadores da Copa do Mundo? As pesquisas realizadas pós-Copa deram sempre a mesma resposta a essa pergunta: Coca-Cola. Uma das patrocinadoras mais antiga do Mundial, perdendo apenas para a Adidas, a fabricante de refrigerantes deu um baile no quesito comunicação do patrocínio na Copa.

A empresa fez tudo o que compõe o conceito de comunicação 360° no que se refere à estratégia para o evento. Além da cota de patrocínio e do direito de organizar o Tour da Taça, aquecendo o evento um mês antes de ele acontecer, a marca comprou o pacote de mídia dos principais meios de comunicação, fez publicidade outdoor em todos os pontos de passagem do turista da Copa (aeroportos, rodoviárias, estações de metrô e ônibus, bares) e também aproveitou para relacionar o patrocínio a ações sociais, apoiando projetos de sustentabilidade e com cunho esportivo.

Com cerca de 300 convidados para o jogo de abertura e outros 500 para a final, além de diversas outras ações em cada partida, a empresa acabou dominando a mente do consumidor que foi aos jogos e também aqueles que assistiram o evento em casa ou nos bares com amigos.

De acordo com relatório da Fifa, a empresa dominou o índice de lembrança de marca entre todos os patrocinadores, com mais de 70% de eficiência no quesito. 

Clique nos links abaixo para conhecer os "Melhores do Ano de 2014":

Os Melhores do Ano de 2014

Case internacional

Ativação de patrocínio

Comunicação de patrocínio

Ação de maior impacto

Melhor campanha publicitária

Melhor ação envolvendo atletas

Melhor uso de redes sociais

Maior valorização no esporte

Ação mais ousada

Atleta do ano

O executivo do ano