A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou Eugênio Figueiredo como o novo presidente da entidade. O uruguaio assume o cargo que pertencia a Nícolas Leóz, que renunciou alegando problemas de saúde.
Eugênio Figueiredo ficará na presidência da Conmebol até maio de 2015, quando o mandato de Leóz terminaria. A escolha seguiu o artigo 35.1 do estatuto, que prevê a entrada do vice-presidente em caso de renúncia.
O anúncio foi feito por meio de uma nota oficial divulgada no site da Conmebol nesta quarta-feira. Segundo Francisco Brítez, secretário-executivo da entidade, uma carta comunicando a decisão já foi enviada para Joseph Blatter, presidente da Fifa.
A nota publicada pela Conmebol não comunica nada sobre a substituição de Leóz no Comitê Executivo da Fifa, cargo que era ocupado pelo profissional desde 1988. O paraguaio participava ainda do Comitê Organizador da Copa do Mundo do Brasil 2014.
O anuncio da renúncia de Nícolas Leóz, de 84 anos, foi feito na manhã da última terça-feira. O paraguaio era presidente da Conmebol desde 1986 e ocupava o cargo pelo sexto mandato consecutivo.