Para evitar a exposição de marcas que não são patrocinadoras da Copa do Mundo, a Fifa abriu uma nova propriedade para um de seus principais parceiros. Agora, os jogadores que quiserem usar fone de ouvido no caminho entre ônibus e estádio terão que usar um modelo exclusivo da Sony.
Na última semana, a empresa japonesa havia divulgado o modelo da marca, com denominação de “headphone oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014”. A Sony divulgou que cada um dos jogadores que atuarão no Mundial será presenteado com o produto. A diferença do fone que será usado no torneio será a cor branca; no mercado, a cor preta já está disponível.
Procurada pela Máquina do Esporte, a Fifa alegou que seus regulamentos de marketing “fornecem orientações claras sobre marcas comerciais permitidas nos estádios da Copa do Mundo”. Ainda assim, a entidade disse reconhecer “a importância da música como parte dos rituais pré-jogo dos atletas”. Já a Sony não quis comentar.
A questão neste ano é a moda recente de jogadores usarem fones grandes para entrar no estádio, em um momento bastante focado pelas câmeras. O preferido entre os jogadores é a linha Beats by Dr. Dre, da marca Monster. No Brasil, o produto chega a passar dos R$ 1 mil e é recorrentemente usado por Neymar.
Alguns jogadores que fizeram acordos comerciais com marcas de fone. O capitão da seleção brasileira, Thiago Silva, acertou, em 2013, contrato com a marca Skullcandy, que produziu um modelo verde e amarelo para o zagueiro brasileiro.