Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Contra violência, Bahia inova e lança camisa "camuflada"

Peça possui design neutro e "vira" do clube apenas ao entrar no estádio

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 29/04/2019, às 08h52 - Atualizado às 11h52

Imagem Contra violência, Bahia inova e lança camisa "camuflada"

O Bahia lançou, na última sexta-feira (26) uma camisa que é uma espécie de manifesto contra a violência no futebol. Com o objetivo de alertar a população brasileira e promover a paz no futebol, o clube criou a camisa "camuflada".

A peça possui design neutro, mas, quando o torcedor entrar no estádio para ver o clube do coração, ela se transforma, mostra as cores do tricolor baiano e ainda revela o escudo do Bahia. A ideia é que, dessa forma, o torcedor possa sair de sua casa e chegar em segurança ao estádio, sem correr o risco de ser agredido no trajeto simplesmente porque está com a camisa e encontrou um simpatizante de outro clube.

Foto: Divulgação / Bahia

De acordo com o site do Bahia, a tecnologia utilizada na confecção do modelo foi a Chromosonic, em parceria com a empresa de tecnologia Ejtech e a agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made. A peça usa tecido e pigmentos especiais, e realiza a transformação de maneira automática, podendo ser acionada por botão ou mesmo via GPS. A mudança ocorre em menos de um minuto.

"Pedir para que o torcedor se disfarce e que só se revele quando chega ao estádio é na verdade uma grande crítica. Não podemos deixar o futebol brasileiro chegar a esse ponto", comentou Lênin Franco, gerente de negócios do Bahia, que possui uma marca própria de material esportivo batizada de Esquadrão.

O vídeo de lançamento foi publicado no site e nas redes sociais do clube e faz um convite à reflexão. Neste domingo (28), a peça ficou em exibição no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, que exibiu a vitória baiana sobre o Corinthians por 3 a 2 em um telão. O torcedor do clube que foi à Arena Fonte Nova para a partida também pôde conhecer a peça na Loja Esquadrão que fica dentro do estádio.