A Copa Sub-23 será anunciada oficialmente nesta quinta-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol. O torneio será organizado pela Traffic em conjunto com as federações de futebol dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. Seu início será no dia 15 de setembro, com o jogo entre Fluminense e Corinthians.
Participarão do torneio Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Atlético Mineiro, Internacional e Avaí. Na primeira fase, os times serão divididos em dois grupos com cinco clubes. São Paulo, Grêmio e Cruzeiro não quiseram participar da competição alegando ausência no elenco para uma presença qualificada.
A exigência do torneio é que os times estejam na mesma condição que é imposta pelo Comitê Olímpico Internacional às seleções que disputarão a medalha de ouro em Londres: cada jogador deverá ter, no máximo, 23 anos, com apenas três exceções. Os times poderiam, então, utilizar jogadores da base que não estão sendo utilizados, além dos atletas que retornam de lesão.
No modelo atual do campeonato, que termina no dia 7 de novembro, as partidas serão preliminares dos jogos do Campeonato Brasileiro, com os times sub-23 abrindo para o elenco principal. O adversário, no entanto, não será necessariamente o mesmo. Para o próximo ano, a intenção é fazer com que os duelos sejam espelhos dos jogos da competição nacional.