O Corinthians acertou com a empresa Social Figures para monitorar suas redes sociais. O contrato assinado vale por um mês e dá direito a quatro relatórios ao clube, que escolhe o tema abordado. Por ora, o intuito é que o contrato seja renovado mensalmente, para a diretoria do time tenha um controle constante sobre o que os internautas têm falado sobre a equipe e sobre seus jogadores.
O primeiro estudo foi feito sobre o jogador Adriano. O clube pôde perceber, por exemplo, que 35% dos comentários que se referiam ao atacante eram negativos, enquanto apenas 13% eram positivos. No período da avaliação, mais da metade dos comentários foram feitos no Estado de São Paulo. O Rio de Janeiro ficou em segundo, com 8% das citações. O tema do próximo levantamento será a Arena Corinthians.
Segundo um dos fundadores da Social Figures, Thiago Contri, o clube procurou a empresa para conseguir entender melhor o seu torcedor. “O departamento de marketing do Corinthians quer tratar o torcedor como cliente, por isso quer acompanhar o seu comportamento nas redes sociais”, afirmou.
Com a empresa, o Corinthians terá relatórios completos sobre o tema escolhido e um infográfico que exibirá os resultados de forma simplificada como o assunto foi tratado nas redes sociais. Essa imagem poderá ser usada para o clube apresentar para a imprensa, como foi feito no caso do Adriano, ou ser um modo de apresentação das redes sociais do clube para outras empresas. A exibição pública dos dados fica sob a decisão dos dirigentes corintianos.
Para a Social Figures, o Corinthians representa um salto. “Se somarmos todas as citações já dadas sobre os nossos outros clientes, não dará um quarto do que o Corinthians apresenta em um mês”, afirmou Contri.
O grande negócio para a Social Figures é que a empresa não cobra pelo contrato, mas por volume de citações. O processo é feito dessa maneira porque cada mensagem é analisada individualmente, ou seja, quanto mais vezes os termos escolhidos são citados, maior é a carga de trabalho e mais mão de obra é necessária.
Para fechar o contrato, o Corinthians exemplificou o tamanho de sua força nas redes sociais na própria reunião que selou o acordo. No início das conversas, a comunicação do clube colocou no Facebook que o treino do time havia iniciado, uma mensagem trivial na página oficial do time.
O encontro entre a diretoria da empresa e do time demorou cerca de 40 minutos e, no fim da reunião, a mensagem foi novamente observada: 600 internautas haviam curtido o post no Facebook.