O Corinthians voltará a ter uma estrela acima do escudo na camisa no jogo diante do Fortaleza, válido pela 31ª rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira (6). O símbolo amarelo não aparecia no uniforme corintiano desde 2012, quando, após vencer o Mundial no Japão, o clube anunciou que o time era mais importante que qualquer estrela.
A ação #UmaEstrelaParaNãoEsquecer tem um viés social. A estrela amarela no peito dos jogadores corintianos representará uma homenagem às vítimas do nazismo. O objetivo é demonstrar respeito a todos os judeus que foram perseguidos pelo regime de Adolf Hitler nas décadas de 1930 e 1940, antes e durante a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com o clube paulista, a estrela faz referência à noite do dia 9 de novembro de 1938, que entrou para a história como Noite dos Cristais e marcou o início da perseguição aos judeus. Apenas naquela noite, mais de mil sinagogas foram destruídas, cerca de 7.500 lojas de judeus foram depredadas e dezenas de milhares de residências foram invadidas, saqueadas e vandalizadas. Além disso, todos os Centros Comunitários Judaicos foram queimados.
A ação corintiana será realizada em parceria com a agência Tech and Soul e com o Memorial do Holocausto, localizado no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Após o final do jogo, as camisas serão leiloadas, com a renda sendo revertida para o Memorial. No vídeo de apresentação da ação, o clube ainda convida os torcedores a visitarem o local.
“O Corinthians é o time do povo e, sendo assim, sempre foi engajado em causas sociais a favor dele, sem distinção de raça, cor e credo. Essa iniciativa reforça ainda mais esse posicionamento, usando a ferramenta mais popular que temos no Brasil, que é o futebol, para levar uma mensagem de paz e consciência a milhões de pessoas”, disse Claudio Kalim, CEO da Tech and Soul.
Parte dos uniformes ainda será utilizada em uma exposição temporária na Arena Corinthians. Além disso, os torcedores poderão encontrar a estrela em algumas lojas para estampar em suas camisas.
Amanhã, o manto do Corinthians fará uma homenagem à uma data dolorosa que marcou gerações de pessoas. Fique ligado! ⭐#UmaEstrelaPraNãoEsquecer pic.twitter.com/6UccBXPmQo
— Corinthians (@Corinthians) 5 de novembro de 2019