O Coritiba lança nesta sexta-feira, em parceria com a Sócio Virtual Brasil, rede social exclusiva para fãs da equipe. A “Rede Social Coxa”, como é denominada, é um canal de comunicação que tem como meta unir torcedores, dirigentes e executivos, ao possibilitar a criação de ações de relacionamento entre eles por meio de uma espécie de Facebook frequentado apenas pela torcida paranaense.
A ferramenta esteve em período de testes nos últimos meses, e agora o principal desafio será fazer com que ela ganhe escala, isto é, com que acumule um número considerável de usuários assíduos. Nesse início, atuais patrocinadores do time alviverde irão participar por meio de promoções. A Ira, por exemplo, deverá fazer promoções e sortear produtos entre aqueles que se submeterem a concursos.
“É um canal de comunicação e relacionamento que une um tri”ngulo formado por clube, parceiros oficiais e torcedores, construído ao longo do tempo de forma din”mica, com interação e contribuição abrangente das pessoas. Os patrocinadores promovem ações, os usuários podem somar pontos e trocar por prêmios, tudo junto ao clube”, explica Rodrigo Barp, diretor-executivo da Sócio Brasil Virtual.
Por ser um projeto oficial, o Coritiba receberá royalties pela cessão da marca que irão variar de acordo com a participação da torcida, segundo o executivo. “Se analisarmos o mercado, sem citar nomes, há iniciativas que não geram nada para o clube”, complementa. “Nossa intenção é justamente ter relacionamento oficial, licenciado, para que haja uma geração de receita para os cofres da equipe”.
A Sócio Virtual é a mesma agência de marketing esportivo que desenvolve a rede social do Palmeiras, uma promessa da antiga direção de propaganda e marketing, comandada por Newton Lavieri, que deixou a função no começo desta temporada. A empresa faz parte do grupo paranaense JCR, com atuação em diversas áreas, como construção civil, que decidiu criá-la para explorar negócios no futebol.