Cristiano Ronaldo, um dos três grandes nomes da Nike na Copa do Mundo de 2014, ao lado de Neymar e Wayne Rooney, reprovou o cano alto da chuteira Mercurial Superfly, maior inovação da marca americana para este Mundial e maior esperança de alavancar as vendas.
Na goleada sofrida por Portugal para a Alemanha, o ídolo português entrou com um modelo cujo cano é mais baixo do que o do modelo que ele endossa. A mudança foi flagrada pela reportagem da Máquina do Esporte ao ver as fotos do jogo da última segunda-feira.
A Nike minimiza o fato de o seu principal garoto-propaganda não utilizar o produto que ele mesmo apresentou em abril deste ano, num evento específico para mais de 400 convidados da mídia de todo o mundo, em Madri.
“Para alguns dos melhores jogadores do mundo, a Nike customiza suas chuteiras com base em certas especificações pessoais”, respondeu a empresa à Máquina do Esporte em nota oficial sobre o assunto. Questionada sobre haver algum dano à imagem da Superfly, a Nike preferiu não comentar.
Foi também na segunda-feira (16), quando Portugal entrou em campo pela primeira vez nesta Copa, que a fabricante de materiais esportivos divulgou na internet um vídeo sobre a chuteira de cano alto. “Da fábrica para Cristiano Ronaldo” é o título do vídeo publicado no YouTube, visto por mais de 100 mil pessoas nas primeiras 24 horas no ar.
A recusa do português é uma surpresa, visto que a própria fornecedora afirmou várias vezes que as chuteiras foram desenvolvidas em parceria com atletas patrocinados. “A chuteira precisa ser perfeita, porque, se estiver boa suficiente para Neymar e Ronaldo, então todo mundo vai gostar dela”, disse Max Blau, vice-presidente de calçados para futebol da Nike, no evento de abril.
Na ocasião, Ronaldo esteve presente e posou para fotos com cano alto.