O Cruzeiro nomeou na última terça-feira (9) novos diretores para os departamentos de marketing e comercial. O primeiro será comandado por Marcone Barbosa, até então gerente de marketing, enquanto o segundo será ocupado por Robson Pires, ex-diretor ouvidor. A principal novidade, contudo, são as funções desempenhadas por cada área, divididas em modelo pouco comum no país.
O marketing terá como principal função a criação de ações promocionais, a transformação de eventos e acontecimentos em produtos. “Um exemplo foi o que aconteceu no fan fest em Uberl”ndia”, cita Barbosa, novo diretor. “A ideia era apenas gerar exposição, mas demos uma embalagem para aquilo, negociamos com parceiros, e transformamos o evento em produto”.
A área comercial, por sua vez, terá como principal responsabilidade a captação de recursos, por meio da criação de estratégias de vendas. A negociação de patrocínios, por exemplo, será uma das tarefas de Pires, nomeado para o cargo. Aportes de maiores proporções, entretanto, ainda terão a participação da presidência, atualmente responsável pelas renovações.
O presidente, Zezé Perrela, desde a demissão do ex-diretor de marketing Antônio Claret Nametala, esteve no comando das negociações com os principais patrocinadores, BMG e Ricardo Eletro. O Cruzeiro permaneceu sem diretor de marketing desde a demissão de Nametala, no fim de junho, posteriormente recontratado de maneira terceirizada, por meio da agência Serápis Bey Sports.