“A palavra da vez é conteúdo”. A frase dita por Rodrigo Vicentini, diretor global de parcerias da NBA no Brasil, resume bem o que foi o primeiro dia do “Curso de Férias” da Máquina do Esporte, realizado na sede da empresa.
Vicentini mostrou como a NBA trabalha a marca, lá fora e no Brasil. Depois dele, foi a vez de Rogério Louro, gerente de comunicação corporativa da Nissan, apresentar o case da ativação da marca nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nos dois casos, a questão da geração de conteúdo para relacionamento com o consumidor foi o ponto central das palestras.
“O coração do nosso negócio é o conteúdo. Hoje temos um centro chamado ‘replay’, que é responsável por gerar conteúdo para todas as mídias e parceiros de mídia da NBA”, disse Vicentini, lembrando que a liga conta ainda com as franquias e os atletas nessa geração de material que serve para aproximar o fã do esporte.
Louro, por sua vez, mostrou o quanto o conteúdo foi usado pela Nissan para se apropriar dos Jogos Olímpicos. A campanha #quemseatreve foi a segunda mais comentada no evento, que teve a empresa apenas como patrocinadora local, sem poder falar disso para o exterior.
“Tudo o que fizemos era apenas para o mercado brasileiro. Não podíamos divulgar um evento para a imprensa do exterior. Mesmo assim, tivemos repercussão mundial de nossas ações”, afirmou Louro, lembrando que a Nissan lançou mundialmente o modelo de carro Kicks no revezamento da tocha olímpica, ampliando globalmente o alcance das ações da marca.
Nesta terça-feira as palestras seguem com o tema de uso da plataforma digital no esporte. Thales Mendes, da agência TK10, mostrará como o esporte pode usar o recurso do digital. Depois, Rodrigo Cocenza e Rosana Fortes, da Nike, são os palestrantes, expondo o caso do Nike Running Club.