A euforia pré-Copa de 2014 foi substituída pela cautela das marcas antes do Mundial da Rússia. Prova disso foi a espera que o Itaú, um dos principais patrocinadores da seleção brasileira, teve para tentar reaquecer o clima de confiança no time brasileiro. Se, em 2014, o banco foi um dos que mais investiu na criação de um clima de euforia em torno do time nacional, agora a estratégia foi muito mais discreta.
Apenas na noite desta segunda-feira (4), quando faltavam dez dias para o início do Mundial, que o Itaú relançou a música-tema que foi uma espécie de hino do banco para o time brasileiro em 2014.
Com a presença de ícones da cultura pop atual (os cantores Anitta, Fabio Brazza e Thiaguinho), o grito de “Mostra sua força, Brasil” foi relançado, numa tentativa de resgatar o orgulho do torcedor pelo time nacional.
O banco contou com a popularidade dos artistas para dar mais divulgação à música, que foi tocada pela primeira vez num intervalo comercial exclusivo durante a apresentação do “Jornal Nacional”, da TV Globo. Ao mesmo tempo, os perfis dos três nas redes sociais divulgaram o clipe da campanha, que conta com mais de 2,5 milhões de visualizações no YouTube em menos de 10h de início de veiculação.
A mudança de estratégia mostra também a cautela que as marcas têm adotado para falar sobre a seleção brasileira. A única patrocinadora do time nacional que foi mais incisiva na comunicação foi a Brahma, que resgatou antigas conquistas do time nacional para preparar a campanha para 2018. As outras marcas só começaram a entrar na Copa nas útimas semanas.