A marca Diadora voltará ao mercado da Argentina ainda em 2011. A empresa de material esportivo acertou uma joint venture com o grupo Blanco para o país sul-americano, com duração de cinco anos.
O grupo poderá operar a marca na Argentina durante cinco anos. Em contrapartida, investirá US$ 6 milhões no projeto da Diadora para o país, que será dividido entre uma fábrica de Rosario (calçados) e outra em Buenos Aires (roupas).
O projeto do grupo Blanco é produzir 250 mil pares de calçados com a marca Diadora ainda no primeiro ano da parceria. Em 2012, a companhia espera atingir um volume entre 300 mil e 400 mil peças.
A última investida da Diadora na Argentina aconteceu nos anos 1990, quando a licença da marca para o país sul-americano era da brasileira Paquetá.
No novo projeto, o grupo Blanco aproveitará a distribuição e a expertise da marca Athix, que é propriedade da companhia. Atualmente, essa empresa patrocina uniformes de árbitros no Campeonato Argentino.
Curiosamente, o patrocínio a árbitros é uma das principais propriedades da comunicação da Diadora no mercado italiano. A marca já teve propriedade similar no Brasil, mas perdeu espaço para a Penalty.
Já existe um plano do grupo Blanco para substituir a marca Athix pela Diadora nos uniformes de árbitros da argentina. A marca que é propriedade do grupo, por sua vez, deve iniciar em 2011 um plano de internacionalização com foco no mercado da América do Sul – principalmente o Brasil.