O grupo Disney chegou a um acordo para a venda dos 21 canais regionais de esportes da Fox nos Estados Unidos. De acordo com o “The Wall Street Journal”, o Sinclair Broadcast Group pagará mais de US$ 10 bilhões pela aquisição das empresas, que deveriam ser vendidas como parte do acordo de compra do grupo Fox nos Estados Unidos em 2017.
Os canais regionais de esportes são muito fortes no mercado americano. Eles cobrem apenas algumas cidades do país e exibem muitas vezes as competições que envolvem as franquias daquela região. Esses acordos impulsionam a geração de receita dos clubes e das empresas.
A Justiça americana obrigou a Disney a se desfazer das suas emissoras regionais que eram da Fox para não concentrar muito mercado nas mãos da empresa, que é também detentora da ESPN e já possui alguns canais regionais.
Com a compra, o grupo Sinclair torna-se um dos maiores donos de canais regionais do mercado. São mais de 600 emissoras sob o guarda-chuva do grupo. No pacote que foi comprado da Disney, estão canais regionais de Los Angeles e Detroit, dois mercados que têm grande potencial de receita.
No Brasil, em que os canais regionais não existem, a Justiça determinou que a Disney venda o Fox Sports para poder continuar operando apenas a ESPN. Até agora, não há nenhuma empresa interessada. O negócio tem até o final deste ano para acontecer. A única mudança até o momento foi no comando da ESPN. German Hartenstein deixou a empresa.