Divulgado nesta semana, o balanço financeiro do Corinthians sobre a temporada 2010 revelou que o clube teve um faturamento recorde de R$ 212,6 milhões. Isso representou crescimento de 17% em comparação com a temporada anterior, mas o documento não apresentou apenas boas notícias. A despeito de os ganhos terem crescido, o clube teve uma ascensão ainda maior em sua dívida.
Tomando 2009 como base, a dívida líquida do Corinthians cresceu 22% no ano passado. Com isso, atingiu R$ 112,1 milhões.
Entretanto, o valor é considerado “de excelente nível” pelo próprio balanço. A argumentação é que a dívida corresponde a apenas 69% do faturamento – na conta, a receita não soma o dinheiro obtido com vendas de atletas. Em 2009, o déficit era equivalente a 66% dos ganhos.
O principal responsável por um faturamento recorde do Corinthians em 2010 foi o faturamento com mídia. A venda de direitos de transmissão gerou R$ 55 milhões, R$ 14,6 milhões a mais do que em 2009.
Outra fonte de receita que teve ascensão contundente foi o faturamento com publicidade e patrocínio, que saltou de R$ 37,6 milhões para R$ 47,3 milhões. A bilheteria rendeu R$ 29,4 milhões aos cofres alvinegros.
Esses valores montaram um faturamento de R$ 177,7 milhões, descontados os ganhos com negociações de atletas. O montante é 18% superior a 2009, menor alta das últimas três temporadas – de 2008 para 2009, impulsionado pelo fator Ronaldo, o clube havia crescido 67% em receita.