As versões sub-17 e sub-20 do Campeonato Brasileiro de futebol terão uma estrutura comercial totalmente diferente a partir de 2013. O departamento será gerido pela agência Dream Factory, que aposta em uma joint venture com a espanhola Relevance para incutir nos torneios nacionais um modelo diferente de trabalho com patrocínios.
A joint venture da Dream Factory com a Relevance foi anunciada em junho deste ano. A ideia do projeto é faturar R$ 4 milhões no primeiro ano do trabalho conjunto e até o dobro desse montante em 2015.
A Relevance é uma consultoria cuja lista de clientes internacionais inclui marcas como Carrefour, Danone, Red Bull e Volkswagen, que já fechou com a empresa no Brasil. No esporte espanhol, a empresa atende Barcelona e Liga BBVA de futebol.
A operação da Relevance no Brasil fará parte do grupo Dream Factory. E a agência, que foi contratada para gerir a parte comercial dos torneios de base, pretende aproveitar a experiência de mercado do parceiro.
“Eles estão nos ajudando a montar um trabalho profissional para as competições de base. Queremos chacoalhar o mercado, e não apenas vender espaço em placas. Pensamos em cotas mais agressivas, que incluam coisas muito além da exposição”, explicou Claudio Romano, diretor de desenvolvimento comercial da Dream Factory.
Atualmente, as empresas estão montando o plano comercial. Portanto, as competições ainda não têm cotas e propriedades estabelecidas. A ideia da Dream Factory é levar o projeto ao mercado a partir do início de 2013.
Os campeonatos de base são realizados no Rio Grande do Sul, e ambos têm contrato com o canal fechado Sportv. O acordo de cessão de direitos de mídia vai até o fim de 2016.
A Dream Factory não terá nenhuma estrutura especial para cuidar da venda dos torneios de base. Neste ano, as competições já têm patrocínio do Guaraná Antarctica, marca da Ambev.