O período de Copa do Mundo costuma ser especialmente interessante para o mercado publicitário. A uma semana da abertura, diversas propagandas que fazem alusão ou citam diretamente o evento não param de aparecer nas mídias.
Com a ajuda dos leitores, seguidores do Twitter e do Facebook, a Máquina do Esporte fez uma lista com as 10 melhores propagandas criadas na Copa de 2014 até agora. E elegemos, junto com a ajuda de quatro grandes nomes da publicidade brasileira*, o top 5**: os cinco melhores das marcas que patrocinam a seleção brasileira e/ou a Copa do Mundo, e os cinco melhores das marcas que não estão ligadas ao evento.
De hoje até o dia 11 de junho – ou seja, um dia antes do início da Copa do Mundo – vamos publicar esse top 5, começando das quintas colocações até os primeiros lugares. Para estrear o ranking, uma briga boa: as propagandas da Budweiser, patrocinadora da Copa, e da Carlsberg, que não está ligada ao evento, ocuparam a 5ª colocação.
5º – Budweiser – O maior show da terra está a caminho
A Budweiser decidiu transformar astros do futebol em astros do rock. Utilizando nomes como o brasileiro Hulk e o craque da seleção do Camarões, Samuel Eto’o, a marca de cerveja fez um série de três filmes para compor a campanha (dois já foram divulgados). Sobrou até para o lutador Anderson Silva, que faz uma ponta no comercial como segurança dos “rockstars”. O vídeo abaixo já teve mais de 3,5 milhões de visualizações.
5º – Carlsberg – Fan Squad World Cup TV
Pouco conhecida no Brasil, a cerveja belga apostou no já tradicional ambiente dos bares para basear sua campanha, mas de um jeito diferente. De maneira divertida e inusitada, as situações vão se adaptando de acordo com vontade dos fãs de futebol que estão no local. Confira:
Veja os votos dos publicitários e da equipe Máquina do Esporte na tabela abaixo.
Budweiser
Originalidade | Estética | Emoção | Potecial de viralização | |
Publicitário 1 | 3 | 3 | 1 | 1 |
Publicitário 2 | 1 | 3 | 1 | 1 |
Publicitário 3 | 1 | 4 | 1 | 3 |
Publicitário 4 | 3 | 1 | 1 | 1 |
Máquina do Esporte | 1 | 3 | 1 | 1 |
Carlsberg
Originalidade | Estética | Emoção | Potecial de viralização | |
Publicitário 1 | 1 | 2 | 1 | 1 |
Publicitário 2 | 3 | 4 | 4 | 3 |
Publicitário 3 | 1 | 3 | 3 | 2 |
Publicitário 4 | 4 | 3 | 4 | 3 |
Máquina do Esporte | 4 | 4 | 3 | 3 |
*Por questão de ética profissional, os nomes dos publicitários consultados não serão revelados.
**Os votos foram dados de 1 a 5 para cada uma das categorias listadas.