Não é dúvida para ninguém que, desde que foi contratado por 222 milhões de euros pelo Paris Saint-Germain, na maior negociação da história do futebol, Neymar se tornou o centro das atenções do futebol francês. Imprensa, torcida e até os adversários só falam no camisa 10 da seleção brasileira. E quem mais agradece é a Ligue 1.
A audiência do campeonato francês da primeira divisão não para de subir, e a mais nova informação vem do YouTube: o “Efeito Neymar” fez com que a audiência da Ligue 1 no principal canal de vídeos da internet triplicasse em menos de dois meses. Apenas em agosto, mês da contratação do brasileiro, foram 18 milhões de visualizações dos vídeos da Ligue 1, entre resumos de partidas, entrevistas e outros conteúdos.
Os números cada vez maiores e mais interessantes fizeram com que os donos do futebol francês renovassem o acordo com o YouTube por mais um ano. Afinal, é nítido que o interesse pelo futebol francês aumentou bastante após a chegada de Neymar, e a Ligue 1 quer aproveitar o momento.
“Com mais de 900 mil assinantes, nossos canais no YouTube são agora o número um na lista de organizações esportivas na França em termos de assinantes. Depois da chegada de Neymar ao Paris Saint-Germain, o Brasil tornou-se o segundo país, depois da França, em termos de visualização”, afirmou a organização da liga em comunicado.
“O entusiasmo dos usuários pelo conteúdo esportivo no YouTube ilustra as muitas oportunidades que a mídia tradicional tem para enriquecer sua estratégia de distribuição em nossa plataforma”, acrescentou Justine Ryst, Diretora de Alianças do YouTube para o Sul da Europa.
A chegada de Neymar ao futebol francês mexe com a audiência de um modo geral desde o primeiro jogo do brasileiro. A estreia no Paris Saint-Germain deixou o Sportv na liderança entre todos os canais pagos. Segundo a emissora, 2,8 milhões de pessoas assistiram ao jogo pelo veículo da Globosat, em dados do Kantar/Ibope que compreendem todo o país.
Ainda de acordo com informações divulgadas pelo “Blog do Ohata”, Neymar foi responsável por mudar a grade de Sportv e ESPN. Com o brasileiro em campo, as duas emissoras pretendem transmitir todas as 38 partidas do PSG ao longo da atual temporada.