A eliminação do São Paulo nos pênaltis, após empate com o Penapolense em 0 a 0, apresentou a pior audiência das quartas de final do Campeonato Paulista desde que a fase voltou a ser disputada (2011). A partida registrou 22 pontos e 42% de participação entre os televisores ligados, na soma das duas emissoras que a transmitiram.
Realizado na última quarta-feira (26), no estádio do Morumbi, em São Paulo, o confronto rendeu 16 pontos (31% de share) à Globo e seis (11% de share) à Bandeirantes, segundo levantamento promovido pelo Ibope.
Índices inferiores em relação ao mesmo estágio da competição em anos anteriores. Em 2011, a vitória da própria equipe tricolor sobre a Portuguesa por 2 a 0 anotou 25 pontos. Já em 2012, a vitória da Ponte Preta sobre o Corinthians por 3 a 2 obteve 27 pontos. Por sua vez, o “troco” do clube do Parque São Jorge, vitória sobre o time campineiro por 4 a 0, em 2013, marcou novamente 25 pontos.
E há um agravante: os três jogos ocorreram em domingos, datas nas quais as audiências tendem a ser menores, enquanto a eliminação do São Paulo aconteceu em plena quarta-feira, dia em que os números costumam ser maiores.
Naturalmente, a Globo liderou o horário do futebol, seguida por Record, com nove pontos (16% de share), e SBT, com oito (15% de share). Em contrapartida, a Bandeirantes ocupou apenas a quarta colocação na faixa.
De acordo com a pontuação do Ibope, cada ponto é equivalente a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados de medição compreendem somente a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.