O Grêmio será o primeiro clube de futebol do mundo a criar sua própria rede de fast food. Em parceria com a Sport Food, o tricolor gaúcho espera inaugurar cinco lojas ainda neste ano.
Segundo o executivo de marketing do time tricolor, Beto Carvalho, a ideia é aproveitar a força do clube e a fidelidade de seu torcedor para buscar uma nova fonte de receita, em um segmento nunca antes explorado por nenhum clube no mundo.
“Em um país onde 37% dos gastos são com alimentação fora de casa, precisávamos de um novo produto que nos beneficiasse com o fato de possuirmos o título da torcida mais fanática do Brasil, devido ao engajamento de nossos 7 milhões de torcedores”, destacou Carvalho.
A área das lojas variam entre 15m” e 80m” e o investimento é de R$ 195 mil a R$ 640 mil. Os nomes e marcas serão escolhidos pelos torcedores do Grêmio, através de votação no site, entre 3 opções previamente selecionadas: Brasa Azul, Triburger e Hamburgueria 1903. A previsão de abertura da primeira loja será de aproximadamente 90 dias.
“Nossa meta é de chegar a 90 unidades em um prazo de cinco anos, distribuídas por locais onde verificamos haver maior contingente de gremistas. Só no Rio Grande do Sul, a nossa intenção é de neste ano implantarmos cinco lojas”, finalizou o dirigente de marketing.
Além do recebimento dos royalties sobre o volume de vendas da operação, haverá duas datas por ano em que o lucro operacional será integralmente do Grêmio. O sócio gremista também será beneficiado com descontos na compra dos produtos oferecidos pela rede, como hambúrgueres, sanduíches, grelhados, pratos rápidos, saladas, sobremesas e bebidas.
A Pluri foi a idealizadora e responsável pela formulação inicial do projeto, enquanto a Cherto, empresa de consultoria, realizou a pesquisa de viabilidade de negócio e expansão. A ETC Propaganda criou os três nomes e marcas para a votação na internet.