A presença do piloto russo Vitaly Petrov na equipe rendeu mais dividendos para a Caterham. A escuderia da Fórmula 1 fechou acordo até o fim deste ano com a Russian Helicopters, que estampará carros, roupas e espaços promocionais do time.
A Russian Helicopters é uma empresa do grupo UIC Oboronprom, que é parte da Russian Technologies State Corporation. O investimento feito na Caterham não foi divulgado.
O patrocínio é emblemático. Petrov é o primeiro russo na história a atingir a Fórmula 1, e a carreira dele tem como entusiasta Vladimir Putin, que neste ano voltou à presidência do país europeu.
No início de 2011, Putin havia participado diretamente da negociação de Petrov com a empresa de tecnologia Rotekhnologi. O dirigente também intercedeu nas conversas do piloto com a petroquímica Sibur, que fechou com a Caterham em fevereiro deste ano.
Petrov substituiu o veterano Jarno Trulli no cockpit da Caterham. O russo ainda não somou pontos nesta temporada, e o melhor desempenho dele foi um 16º lugar no grid de classificação – o piloto atingiu esse posto nas provas de Malásia e Bahrein.