O primeiro semestre de 2013 foi marcado por uma série de mudanças no departamento de marketing do Grupo Petrópolis. A companhia comprou os naming rights dos estádios de Salvador e Pernambuco, que serão usados na Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo da próxima temporada. Essas plataformas aceleraram um projeto para reestruturação interna na empresa.
Até o início de 2013, patrocínios, eventos e associações esportivas eram responsabilidades do departamento de mercado, que foi criado pelo Grupo Petrópolis há um ano e meio. Esse movimento conduziu à diretoria o executivo Douglas Costa, que era gerente de marketing até então.
O Grupo Petrópolis tinha 15 pessoas no departamento de mercado, e esse grupo tinha de administrar todo o plano de investimento da companhia. Só no esporte, além dos naming rights dos estádios, a empresa patrocina Copa Perdigão do Brasil, Estadual do Rio de Janeiro, equipe Ferrari de Fórmula 1 e UFC. O time de atletas da companhia ainda inclui representantes de modalidades como skate, surfe, ciclismo e paraquedismo, por exemplo.
A principal mudança do Grupo Petrópolis foi a criação de um departamento de patrocínios e eventos. Esse grupo vai controlar principalmente as campanhas de ativação da empresa, e a ideia é que ele seja formado por pelo menos 20 pessoas. O trabalho será comandado por um gerente, que trabalhava na companhia e já foi escolhido. O nome do profissional, porém, ainda é mantido em sigilo.
A reestruturação do Grupo Petrópolis também incluirá a contratação de profissionais exclusivamente voltados à Região Nordeste, que é o principal foco no plano de expansão da empresa para os próximos anos. Atualmente, o mercado local é dominado pelas rivais Ambev e Brasil Kirin.
Entre o segundo semestre deste ano e o primeiro de 2014, o Grupo Petrópolis abrirá fábricas na Bahia (Alagoinhas) e em Pernambuco (Itapissuna). Somadas, as investidas da empresa na região representarão um investimento de quase R$ 2 bilhões.
* O repórter viajou para Recife como convidado da Itaipava.