Xavi pode ter sido eleito pela Fifa o terceiro melhor jogador do mundo no ano passado, e Villa pode ter marcado um dos gols mais bonitos da Copa do Mundo de 2010. Mas se uma empresa pensa em investir em um jogador da seleção espanhola, um estudo feito pela consultoria Personality Media apontou que o foco deve ser outro: o goleiro Iker Casillas, do Real Madrid.
Casillas é, entre todos os jogadores espanhóis convocados para a Copa do Mundo de 2010, o que detém melhores coeficientes de conhecimento e valorização em Barcelona e Madri, mercados pesquisados pela Personality Media.
O primeiro ponto que o levantamento tentou identificar é quanto os jogadores são reconhecidos. Casillas é o jogador mais notório em Barcelona e em Madri, entre homens e mulheres. Entre os homens interpelados pelo estudo na capital espanhola, o índice dos que sabem quem é o goleiro chega a 98%.
O único jogador que chega perto desses números é o zagueiro Carles Puyol, capitão do Barcelona. Ele é reconhecido por 94% dos homens e 93% das mulheres na região de seu clube, e mantém os 94% no público masculino de Madri. Entre as moças da capital, porém, seu nome só foi lembrado por 78%.
O segundo passo do estudo foi pesquisar a valorização de cada um dos atletas (associação deles a características ou valores que a consultoria considera positivos). Em um ranking que vai de um a dez, Casillas novamente se destacou: 6,6 em Barcelona e 7,8 em Madri.
Nesse quesito, o goleiro perdeu para o meia Andrés Iniesta, do Barcelona. O jogador atingiu oito pontos no ranking quando a pesquisa foi feita na região em que ele atua, muito por seu comportamento exemplar fora de campo. Em Madri, em compensação, ele ficou com sete pontos.
“Sem dúvida, esses números mostram que Casillas possui um valor incrível nas duas zonas muito relevantes para o consumo, que são Barcelona e Madri”, disse Santiago de Mollinedo, diretor-geral da Personality Media. A consultoria não divulgou o número de pessoas entrevistadas ou a metodologia do levantamento.